Você sabia que este é o post mais difícil que escrevi até hoje?
Neste artigo eu conto o motivo 😉🫣
SOBRE ESTE BLOG
Raquel Ishikawa
3 min read


Se há algo que posso afirmar com certeza,
é que, desde que aprendi a escrever, essa tem sido a ferramenta que me permite memorizar um conteúdo, espairecer e aliviar a mente, consolidar e organizar informações, além de registrar tudo o que minha alma transborda em palavras — quando uma vivência ou experiência não cabem apenas em sentir.
Do que ainda me lembro da minha infância, eu sempre usei cadernos e diários para compartilhar um pouquinho do muito que há em mim. E, depois que meu pai comprou nosso primeiro computador, logo aproveitei as incríveis plataformas digitais, que com certeza o pessoal dos trinta e poucos anos ainda lembra: Fotolog, Blogspot, WordPress e Orkut. 🤭 Mas, de longe, a plataforma que mais usei, sem dúvida, foram os blogs!
Hoje, nenhum deles existe mais. À medida que eu crescia, fazia "backups" — inicialmente em disquetes, anos depois em CDs, depois em memórias externas ou pendrives e, atualmente, na nuvem — e logo deletava, garantindo que nada ficasse para trás.
Mas há alguns anos, decidi que era hora de consolidar um espaço meu, algo que eu não quisesse que simplesmente sumisse do mapa.
Veja bem: eu disse "há alguns anos", por isso afirmo que este é o post mais difícil que já digitei! kkkk 🫣 E o motivo dessa demora, eu resumo em alguns bullets:
Síndrome da Impostora: afinal, quem vai querer ler meus textos?
Autossabotagem: o que eu escrevo realmente tem algum valor?
Medo de críticas: será que vou receber haters?
Tempo escasso: passei por uma transição de carreira da qual me orgulho muito! Ao mesmo tempo, precisei equilibrar os pratinhos e escolher quais eu guardaria até "o momento certo" chegar.
E esse momento, finalmente, chegou!








Eu ainda não sei a periodicidade
mas é aqui que vou compartilhar as vivências que me transformaram — e continuam transformando — em quem sou:
✨ Shinsei ACAL - Yosakoi Soran
🐉 Nagasaki Jya Odori
🎓 Bolsa de Estudos no Japão - JICA 2024
🎎 Eventos da Comunidade Japonesa
💼 Meu eu, líder








E tudo o que aprendi a partir da decisão de mudar de carreira, encerrando o meu ciclo profissional como Pedagoga e iniciando na Área de Tecnologia.
Esta virada de chave mudou completamente a minha vida e graças ao apoio de muitos amigos, colegas de trabalho e mentores, pude evoluir muito em 4 anos! Por isso, seguindo minhas inspirações, espero poder ajudar você que está com medo de fazer uma transição de carreira ou tem iniciado os estudos em TI. 💛💻
Entendo que
para você que acabou de chegar neste blog e ainda não me conhece, parece tudo muito superficial e é uma mistureba de assunto que parece não fazer sentido nenhum. E quer saber? Realmente, não faz. Mas este blog refletirá muito de quem sou!


E quem sou eu?
Sou Raquel Ishikawa, uma exploradora de hobbies, apaixonada por criatividade, autoconhecimento e pela arte de transformar ideias em realidade.
Sempre tive uma mente inquieta e um olhar curioso para o mundo, buscando novas formas de me expressar e inspirar outras pessoas a fazerem o mesmo. Minha jornada começou na área da educação, passou pelo empreendedorismo e pelo marketing até chegar à tecnologia. Em paralelo, venho trilhando diversas experiências dentro da Comunidade Japonesa, onde, há mais de quatro anos, vivo os desafios de me tornar líder.
Este espaço é onde compartilho minhas vivências, aprendizados e reflexões sobre tudo o que me transforma. Se você também busca inspiração, crescimento e novas perspectivas, seja bem-vindo(a)!
